A Esposa do Cordeiro
Efésios 4: 4-5. I Timóteo 2: 5. Atos 4: 12.
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação. Um só Senhor, uma só fé, um só batismo... um só Deus, e um só mediador... um só Salvador.”
Evidentemente, se existe um só Deus, um só Espírito, um só Cristo, um só Mediador, um só Salvador, uma só Esperança, um só corpo, uma só fé, um só batismo, um só Senhor, certo, lógico e racional é que haja também uma só igreja. Isso é um raciocínio coerente.
Ilustro o assunto para você: No mundo existem milhares de mulheres, mas, uma só é a esposa do irmão que está lendo este livro agora, sendo você casado, não é?! Da mesma maneira existem milhares de igrejas, com suas formas de doutrinas e liturgias, mas uma só é a esposa do Cordeiro – a igreja verdadeira, não esqueça. Ouça, que lindo:
Sofonias 3: 12
“Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no Nome do Senhor.”
É clara a palavra profética. Deus deixaria apenas um povo (Sua igreja) e não quinhentos, mil, quatro mil povos, como vemos na atualidade.
O livro Cantares de Salomão, é chamado o livro do idílio. Idílio é uma relação de profundo e puro amor entre duas pessoas. Nele encontramos isso:
Observe o que diz a Bíblia: são muitas as rainhas e concubinas e sem número as virgens (isto é o paralelo entre as muitas igrejas e suas ramificações), “mas, UMA só é a Minha pomba”, afirma o Senhor, ou seja, a imaculada esposa do Cordeiro. Nestas palavras carinhosas, o pregador apresenta a relação de Cristo e Sua amada igreja.
Está, pois, claro, que a Bíblia garante ter Deus apenas um povo, uma só igreja. E o apóstolo Paulo, por sua vez, estabelece outro paralelismo entre a igreja e Cristo, e a mulher e o marido, veja:
Efésios 5: 22-25, 32
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja; sendo Ele próprio o Salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a Sua igreja, e a Si mesmo Se entregou por ela... Grande é este mistério: digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.”
A narrativa demonstra o cuidado do esposo com sua esposa; deve amá-la, respeitá-la, zelar e cuidar dela, assim como Cristo amou e Se entregou por Sua igreja. Paulo evidencia com clareza que a analogia feita é para demonstrar que abordou a relação de Cristo com Sua igreja.
Pois bem, se o irmão é casado, sabe que ao se constituir um lar, entrar em união matrimonial, é preciso fazer um pacto diante do cartório, da igreja, do ministro, e solenemente há aquela troca de alianças, quando então um promete ao outro amor e fidelidade para todo o sempre. Qualquer pessoa casada firmou este pacto e ouviu as palavras: “O que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19: 6), porque este pacto deve ser eterno.
Semelhantemente, ao desposar Jesus Sua igreja imaculada, o fez por sublime e eterno amor, e com ela firmou um pacto eterno, bem como deu-lhe uma “aliança”. Sim, irmão, a igreja de Deus também tem uma “aliança”, dada pelo Esposo Celestial. Ei-la:
Deuteronômio 4: 12-13
“Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes, porém, além da voz, não vistes semelhança nenhuma. Então vos anunciou Ele a Sua aliança, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.”
Esta é a “aliança” eterna da igreja de Cristo, Sua esposa imaculada – os Dez Mandamentos.
Deve-se considerar que os dez mandamentos foram resumidos em dois: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Pois quem ama a Deus, ama ao próximo e quem ama a Deus e ao próximo não transgredirá em coisa alguma. (grifo meu)
Deus a criou, confirmou, ratificou e garantiu:
Salmo 89: 34
“Não violarei a Minha aliança, nem modificarei o que os Meus lábios proferiram.”
Portanto, é um pacto eterno, que será eternamente cumprido pelo Esposo Celestial. Será também cumprido pelo homem? Esta pergunta só você e eu podemos responder, mais ninguém. Deus garante não violar Sua aliança.
Bem, certamente você já ouviu alguém dizer que Cristo veio alterar, revogar, quebrar, modificar esta eterna aliança. Será isso verdade? Não! A Bíblia, o prova, veja:
Mateus 5: 17-18
“Não cuideis que vim destruir a Lei (aliança eterna) ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o Céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da Lei (aliança eterna), sem que tudo seja cumprido.”
Olhe para o Céu, meu querido irmão, pise no chão, se ainda estão no mesmo lugar, saiba, os Dez mandamentos permanecem, também, como a aliança eterna da Igreja do Cordeiro.
I João 2: 3-4
“E nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos, é MENTIROSO, e nele não está a verdade.”
Deus chamará em juízo aquela que se diz Sua igreja, que pretende ter a Verdade e se diz esposa do Cordeiro. E ele perguntará:
“ONDE ESTÁ MINHA ALIANÇA? TEM-NA GUARDADO?”
Dirá abertamente ser mentirosa, se tiver quebrado Sua aliança, os Dez Mandamentos. Ouça que palavra dura proferiu o Senhor Jesus – O Esposo Celestial:
Mateus 7: 21-23
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos Céus. Muitos me dirão naquele dia (o dia da volta de Jesus): Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu Nome? Em Teu Nome não expulsamos demônios? E em Teu Nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade.”
Amado irmão, isto é o mesmo que dizer o Senhor: Afastai-vos de Mim, vós que pretendeis ter a Verdade. Sim, dirá o Juiz de toda a Terra, chamando-a de igreja mentirosa.
Positivamente, relata a Bíblia, que somente existe uma esposa do Cordeiro, que é a única e verdadeira igreja; e as Escrituras são claras ao defini-la, assim:
Romanos 9: 27
“Também Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.”
O dicionário define remanescente como: Um resto. Simplificando, digo-lhe: Envolvendo o mundo, como a areia do mar, cristãos de milhares de igrejas, têm em suas mãos a Bíblia, pregam a Cristo, dizem amá-Lo, e creio nesta sinceridade, mas ninguém só por isso pode garantir o Céu.
Apocalipse 12: 17
“E o dragão (Satanás) irou-se contra a mulher (igreja), e foi fazer guerra ao resto de sua semente (eis aí o remanescente), os que guardam os Mandamentos de Deus, e têm o Testemunho de Jesus Cristo.”
Apocalipse 14: 12
“Aqui esta a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus (Aliança Eterna) e a fé de Jesus.”
(...) Há porém uma grande diferença entre os que estão no poder de Deus, esforçando-se por observá-lo, e os que não fazem nenhum esforço, porque decidiram que “ninguém o guarda”.
COMPROVE VOCÊ: Se quer ser perfeito, “como vosso Pai que está no Céu” (Mat. 5: 48), coloque sua vontade no altar de Deus. Suba ao Calvário com Cristo. Vá ao Getsêmani e contemple o Salvador sofrendo para não transgredir a vontade do Pai. Ouça-O: “Pai, não seja como Eu quero, mas como Tu queres.” Mateus 26: 39.
Fonte: http://www.jesusvoltara.com.br/ados/pag43.htm
Do livro: Assim Diz O Senhor – Autor: Lourenço Gonzales – Editora: ADOS
Um comentário:
“Há um lugar, no centro da vontade de Deus, feito pra você. Peça ao Senhor para te conduzir a este lugar.”
Postar um comentário