Sobre textos e pensamentos religiosos

Caros leitores e seguidores do meu blog,

Em relação aos meus pensamentos e textos religiosos, quero que saibam que não estou impondo como verdade absoluta aquilo que sinto e acredito como correto. Cada pessoa tem sua experiência e seu sentimento com Deus.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Ganhar almas para Jesus...

Eu fico pensando seriamente em certas coisas...

Cresci ouvindo pessoas dizendo: “Temos que ganhar almas pra Jesus!”

Não sou contra pregar o Evangelho. Deus sabe disso. É pra pregar sim! Claro! Mas tem uma coisa que eu fico matutando...

Ninguém “ganha” ninguém pra ninguém. Ninguém é convencido por ninguém, senão pelo Espírito Santo de Deus. A palavra de Deus é clara:

“Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” (Jeremias 31:3)

Veja o que Paulo falou:

“E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,

Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.” (Atos 20:22-23)

Ele foi enviado por Deus a Jerusalém e a tantos outros lugares, porém não sabia o que o esperava. Ele apenas obedecia a voz de Deus, que dizia a ele: “Vai.” E ele ia. Deus é Senhor de todas as coisas. Ele decide quem atrairá para Si. Ele não precisa de nós. Nós precisamos Dele. Pessoas debateriam comigo falando sobre Marcos 16:15. E não é errado o que diz este verso, lógico. O que quero dizer (insisto) é sobre o ser guiado pelo Espírito Santo e não pela solicitude.

Temos na bíblia histórias como a de Paulo, Jonas e tantas outras! Deus os mandava ir a determinado lugar, a determinada pessoa. O Cristão nada pode fazer por vontade própria, já que é servo de Deus.

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.” (Atos 13:2-5)
“Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.
E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra.” (Ezequiel 34:11-13)
Um exemplo antes de Jesus Cristo: “E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.
E eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse.” (Ezequiel 34:23-24)

No Velho Testamento era dessa forma. Depois que Jesus chegou a coisa mudou! Porque Ele é o Sumo Pastor. E há quem ainda esteja pregando o Evangelho do arrependimento (conforme o Velho Testamento) e não o Evangelho da Graça, que pertence ao Novo Testamento, que foi feito a partir da morte e ressurreição de Cristo, onde a Graça nos alcançou:

“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:4-10)

Perceba nos últimos versículos quando diz que é pela graça que somos salvos, mediante a fé, que por sua vez não vem de nós, pois é dom de Deus. Perceba que até a fé para crer no Evangelho da Graça provém de Deus! Ou seja, é quando Ele quer, quando Ele decide que chegou a hora. Não vem das obras pra que ninguém se encha de si mesmo vociferando que “ganhou” não sei quantas almas pra Jesus. E nos lembra que quem veio primeiro foi o Criador e não a criatura! Lembra-nos que Ele manda e nós O obedecemos. Isto sim me convence de que meu sentimento e pensamento não é incoerente, pois encontra-se embasado nas Escrituras, na doutrina verdadeira de Jesus Cristo.

Deixe o Espírito Santo fluir em ti. Deixe-O guiar você. Importa que o homem diminua pra permitir que cresça o Espírito Santo. Vamos pregar, povo de Deus! Mas com a guia do Santo e Bom Espírito de Deus.

2 comentários:

Liliana Seven disse...

"Cego é aquele que enxerga e finge que não vê. Tem coisa que está clara diante dos olhos de todos, e ainda insistem até quando?"

Liliana Seven disse...

"A crucificação do 'eu' é essencial para se ter a vida eterna!"