Sobre textos e pensamentos religiosos

Caros leitores e seguidores do meu blog,

Em relação aos meus pensamentos e textos religiosos, quero que saibam que não estou impondo como verdade absoluta aquilo que sinto e acredito como correto. Cada pessoa tem sua experiência e seu sentimento com Deus.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Parabéns, Salvador!

Salvador comemora 463 anos nesta quinta-feira

A primeira capital brasileira foi fundada por Thomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, em 1549

O aniversário da cidade de Salvador é comemorado nesta quinta-feira pelos baianos. A cidade faz 463 anos neste 29 de março.




Elevador Lacerda (Lá em baixo o prédio amarelo é o Mercado Modelo)

História


A primeira capital brasileira foi fundada por Thomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, em 1549. O aniversário da cidade é comemorado no dia 29 de março, data em que Thomé de Souza chegou ao Porto da Barra, onde hoje existe o marco da capital.

A presidente do IGHB (Instituto Geográfico e Histórico da Bahia), a historiadora Consuelo Pondé de Sena Ela, conta que o local para construção da capital da Colônia foi escolhido com base no modelo de defesa das cidades portuguesas daquela época.


Praça da Piedade

Farol da Barra

A Coroa optou por instalar a sede do governo em cima de uma montanha, no local que hoje fica entre a da Praça Municipal - cujo nome oficial é Praça Thomé de Souza.

Ela avalia que, no período de fundação, a cidade deveria ter cerca de 1.500 habitantes entre funcionários do governo, degredados enviados pela Coroa e índios nativos da região. A partir da chegada do governador geral, Salvador se transforma na sede do reinado português nas Américas e começa a crescer.

A localidade se consolidou como centro do administrativo e da Igreja, tornando-se um símbolo de prosperidade econômica no decorrer do século XVI. A riqueza resultava dos lucros com a produção da cana de açúcar e da posição privilegiada do seu porto, transformado-a no principal entreposto comercial entre Portugal e suas colônias do Oriente.



2 comentários:

Liliana Seven disse...

“Seu valor é baseado na sua originalidade, não cópia!”

Liliana Seven disse...

Amo minha cidade!