Sobre textos e pensamentos religiosos

Caros leitores e seguidores do meu blog,

Em relação aos meus pensamentos e textos religiosos, quero que saibam que não estou impondo como verdade absoluta aquilo que sinto e acredito como correto. Cada pessoa tem sua experiência e seu sentimento com Deus.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Religiosidade

Em certos momentos precisamos fazer nosso exame de consciência pra saber se estamos nos enquadrando no modelo Jesus Cristo. Andei pensado sobre mim, sobre como ando me comportando... andei pensando sobre a religiosidade. Eu não entendia muito bem o que era isso! (Acho que não entendia porque não sofro disso! hehehe) Então passei a perguntar a pessoas e pesquisar sobre o assunto. Aqui estão algumas definições:

“Religiosidade é seguir doutrinas de uma determinada igreja sem o conhecimento da Palavra de Deus. As pessoas se entusiasmam com um sermão bonito, com uma igreja reverente ou outra coisa qualquer e decidem fazer parte daquele grupo e segue fielmente os ensinos sem se preocupar em examinar, à luz da Palavra de Deus, a Verdade!”

“É a contaminação da fé com a criação de pontes materiais, dogmas e rituais humanos, para assim chegarmos a Deus. O religioso não tem plena confiança no sobrenatural de Deus e nas Suas promessas, mas apenas tem fé naquilo que vê e faz.”

“Religiosidade é ir a um templo, numa determinada hora, determinada por alguém, e ali e só ali, achar que vai encontrar com Deus. É acreditar e seguir indivíduos que se nomearam representantes mais exclusivos de Deus.”

Deu pra esclarecer muito em minha opinião.

Foi então quando lembrei de ter encontrado em minha vida pessoas que me julgaram, identificando em mim um quadro de religiosidade sem isso existir! Só quem conhece minha personalidade sabe que tal julgamento é ilegítimo. Estão enganados aqueles que pensam que cumpro regras ditadas pelo homem, ou que estou amalgamada a religião esta ou aquela. Nunca tive vocação para fantoche.

Eu gosto de dizer que minha religião é Jesus Cristo. Faço, ajo e penso como o Espírito Santo me ensina (este é o meu jeito Liliana de ser). Freqüento uma igreja e estou nela porque meu chamado foi para aquela, em que a doutrina é a de Cristo. Não fosse a doutrina Dele, me esquivaria. E por ensinamento da Palavra divina, me congrego junto com os irmãos e aprendo a respeitá-los e a andar em união com eles. Aprendemos a ser amorosos como Cristo, aprendemos sobretudo a ser imagem e semelhança de Deus (puros e santos, pois ensina também a Palavra: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” I Pedro 1:15).

Meu foco é Deus e é pra Ele que eu olho. Não é relevante para mim considerar fofocas, intrigas, maledicência, calúnia (um mal que atinge aos que andam dispersos como as cinco virgens loucas). Sinceramente não espero grandes feitos da humanidade por essas e outras. O que vier de bom é lucro! É que sabemos que não existe perfeição nas pessoas, em templos ou religiões. Perfeito é Deus.

Um comentário:

Liliana Seven disse...

“As boas religiões são aquelas que nos ajudam a cumprir o primeiro mandamento (Amar a Deus sobre todas as coisas). Aquelas que nos ajudam a adorar a Deus, e não aos líderes ou a gurus. Se você ama a Deus acima de todas as coisas, busque-o fervorosamente, mas evite o fanatismo, que impõe sua força sobre os outros irmãos.”