Sobre textos e pensamentos religiosos

Caros leitores e seguidores do meu blog,

Em relação aos meus pensamentos e textos religiosos, quero que saibam que não estou impondo como verdade absoluta aquilo que sinto e acredito como correto. Cada pessoa tem sua experiência e seu sentimento com Deus.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Rua X Sinagoga

Reitero o que já disse aqui no blog: não imponho como verdade absoluta aquilo que sinto e acredito como correto. Cada pessoa tem sua experiência e seu sentimento com Deus.

Eu penso assim: Jesus pregava em templos e sinagogas, certo? Vejamos:

E aconteceu num daqueles dias que, estando ele ensinando o povo no templo, e anunciando o evangelho...” Lucas 20:1 (ref. Mat 4:23; Mat 9:35)

Uma observação:

“E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus...” Lucas 8:1 (quando Ele andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia não significava que era na rua, se é que entendem assim!)

Quando pregava na rua era quando juntava um “povarel” ... muita gente mesmo! Não cabia aquela gente toda nos templos. Hoje tem uma igreja em cada esquina, praticamente! Abramos um diálogo:

- Por que pregar nas ruas se já tem tanta igreja? A não ser que seja em particular a alguém que você sente, pelo Espírito Santo de Deus, de se aproximar e evangelizar!

Resp. - É pra alcançar as almas que não vão pra igreja. Está escrito: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

- “Ide por todo o mundo” não quer dizer que é na rua! Olha que coisa curiosa: quando eu não era cristã às vezes eu passava por uma estação de ônibus e via um rapaz com uma bíblia aberta e gritando passagens da bíblia e pregando. Eu estranhava e o via como um desequilibrado, pois eu sabia que existiam inúmeras igrejas e que se eu quisesse ir até uma eu iria. Eu achava incômodo. Assim como eu pensei isso, outros tantos podem pensar o mesmo. Que bom testemunho ele deu? Ele passou a suavidade de Cristo? A Sua imagem e semelhança?

Resp. - Mas não é todo mundo que pensa ou pensou assim como você. Um dia aquela pessoa que o ouviu pregar pode lembrar que existe um Deus que cuida de todos e se dirigir a uma igreja. A semente foi plantada! Se não tiver quem vá até os pecadores, como vão conhecer a verdade? Para atrair os pecadores, basta armar um palco ou colocar um trio elétrico na rua e cantar uns louvores no ritmo de axé, rock, rap, hip-hop, funk, etc., e assim eles não vão estranhar, nem achar que estamos sendo inconvenientes ou que somos desequilibrados.

- Penso assim: o que pode ocorrer é a pessoa ir a Cristo pela emoção momentânea e não permanecer. E que distinção haverá entre os que servem a Deus e os que não servem se ocorre essa mistura entre o sagrado e o profano, entre as práticas que são do povo de Deus e as que são do mundo?

E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.” (Ezequiel 44:23)

Ser imagem e semelhança de Deus é ser diferente do que é comum ao mundo.

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” (1 Pedro 1:15)

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:17)

Assim disse o próprio Jesus: Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. (João 5:30). Quem não sabe que a vontade de Jesus Cristo é chamar a todos? Observou a humildade dEle?

Quando Deus chama as almas no tempo oportuno, conduzindo-as a uma igreja para que ouçam e conheçam a Sua Palavra, é mais fácil permanecerem. Sabe-se que isso não é garantia de que permanecerão. Deus garante a vida eterna, pois Ele é fiel, porém o cristão precisa perseverar no caminho da verdade. Se houver um coração sincero e fiel, permanecerá até o fim. A escolha é do cristão: seguir adiante porfiando pela vida eterna com glória no céu, ou voltar atrás. “Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.” Lucas 13:24

Resp. - Se sendo chamado por Deus também não é garantia de que permanecerão, então faz o mesmo efeito pregar na igreja ou na rua. O que não pode é ficar de braços cruzados, vendo tanta gente necessitada do evangelho de Jesus. Temos que arregaçar as mangas e desenvolver a obra de Deus.

- Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;” (I Pedro 5:2).

Para os não cristãos existem além das igrejas, as reuniões de evangelização que são exclusivamente para eles e que acontecem nas casas de irmãos. Basta marcar o dia e a hora e levar as almas que anelam ouvir e aprender sobre o evangelho.

“...Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos. (Zacarias 4:6)

O cristão precisa tomar cuidado com a solicitude e não deve ficar se expondo, lançando a Palavra santa e pura de Deus pelo ar, sobretudo para muitos que se escandalizam com um movimento como esse. Está escrito:

Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem...” (Mateus 7:6)

Atente para o que diz este verso:

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7:7-8).

Quando a alma sente sede da Palavra ela busca! É como um ímã a atração que o poder da Palavra de Deus exerce sobre a alma sedenta. Eu mesma senti isso! Eu só não sabia onde nem como encontrar, já que havia passado por igrejas que não viviam o evangelho da graça de Deus, e não saciava minha alma! Mas a misericórdia de Deus me alcançou e Ele mandou alguém até mim, na minha casa! Chegou o meu tempo, a hora do meu encontro com Deus.

Por que o coerente é aguardar o chamado divido?

“E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Porque é Deus quem nos escolhe e não nós a Ele. (Mateus 7:14)

Deus sempre está no controle de tudo!

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21)

Quem somos nós pra meter a mão no que Ele determina? Como saberemos qual é a vontade de Deus se vivermos dando vazão às nossas próprias vontades. É bonito ser zeloso da obra de Deus. E estarmos prontos para cumprir o querer de Deus é maravilhoso! Só que tem uma coisa... nós planejamos certas coisas, mas é Deus quem dá a última palavra. E também não adianta ‘colocar o carro na frente dos bois’, porque tudo acontece no seu tempo. O próprio Deus se encarrega de colocar quem quer que seja no lugar certo, na hora certa. Isso é também exercitar a sabedoria: esperar e deixar que as coisas aconteçam no tempo de Deus.

Certo é que há um só Deus, que é Senhor de todos, porém nem todos O aceitam como seu Senhor verdadeiramente, pois não obedecem à Sua lei tal como ela é.

Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.” Provérbios 3:5.

Um comentário:

Liliana Seven disse...

“O pior da teologia é a teologia fria e sem compaixão que apenas enxerga seus próprios argumentos!”