Sobre textos e pensamentos religiosos

Caros leitores e seguidores do meu blog,

Em relação aos meus pensamentos e textos religiosos, quero que saibam que não estou impondo como verdade absoluta aquilo que sinto e acredito como correto. Cada pessoa tem sua experiência e seu sentimento com Deus.

domingo, 1 de maio de 2011

Dízimos e ofertas I

“Sem nenhuma dúvida, dízimos e ofertas hoje são um dos principais temas abordados dentro do cristianismo. Sabemos que existem até denominações onde esse tema é a principal coluna. Na verdade, o dizimo e as ofertas as vezes são fatores usados de forma manipuladora pela instituição religiosa. Não cabe julgar se os lideres cristãos tem revelação e entendimento sobre o tema, mas podemos afirmar que muitos cristãos leigos vivem aprisionados pela cobrança do dizimo, e pela extorsão de ofertas.

Vamos caminhar pelos textos bíblicos e comentar sobre eles. No antigo testamento, era explícito que a aplicação, ou a finalidade dos dízimos e das ofertas eram distintas.

Dt 26:12 “Quando acabares de separar todos os dízimos dos produtos do terceiro ano, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e a viúva, para que comam nas tuas cidades, e se fartem.”

Com este texto temos a clareza para saber onde aplicar os recursos provenientes de dízimos. Dízimos são de aplicação exclusiva à pessoas, para que se fartem. Deus esperava que cada israelita contribuísse com 10% dos seus recursos para o sustento de outras pessoas. Também notamos que os dízimos eram separados de colheita em colheita. Hoje em dia a ‘colheita’ pode ser mensal, quinzenal, diário, dependendo da atividade de cada um.

Depois vemos Deus se sentindo roubado pelo povo quando estes não lhe traziam os dízimos e ofertas. Roubado por que não havia mantimento na sua casa, para que os que viviam do oficio sacerdotal pudessem ser supridos em suas necessidades.”

(continua...)

Um comentário:

Liliana Seven disse...

“A nossa estabilidade deve estar na vontade do Senhor, não naquilo que achamos que nos dá segurança.”